Varejo fisico e varejo online: interação e integração!

Um dos mais fascinantes desafios do varejo é entender o comportamento do consumidor e as sensações que ele tem quando está comprando.

Para movimentar o seu negócio, é preciso ser inovador, saber manter-se à frente num meio cada vez mais dinâmico, inspirar tendências e ter uma percepção inovadora.

O varejo online vem se reinventando a cada dia de forma a minimizar os impactos entre a comunicação, o tratamento e a exposição de seus produtos. Tudo isso para fazer com que a experiência de compra entre as lojas físicas e as online seja semelhante.

Para muitos, a loja física vem se transformando no principal ponto de contato e local de experiência multissensorial com a marca. E é com base nisso que a experiência multissensorial vem conquistando muitos clientes, pois a marca ou loja se preocupa com a praticidade e conforto do cliente, bem como os aspectos estéticos e funcionais da loja, assim como o layout e ambientação, na capacitação da equipe de vendas e muito mais. Com isso o cliente se sente mais um visitante do que um comprador.

O grande desafio do varejo online é traduzir esse conceito para o mundo online.

Muitas lojas físicas que possuem seu canal online já vêm fazendo isso, haja vista que em cada dez clientes que entram na loja, de 7 a 8 já fizeram pesquisas com amigos ou na internet sobre os produtos e preços da loja. Uma tendência são os eConsumidores já entrarem com seus smartphones nas lojas e realizar pesquisa e comparativos dentro da loja. Algumas lojas pensando nisso, já disponibilizam telas touchs onde podemos nos informar sobre promoções, ver os catálogos de produtos, escanear códigos de barra dos produtos com preços e informações de uso, entrar em rede sociais e dizer onde está e o que curtiu mais na loja.

O varejo online faz parte de um modelo mais dinâmico, mais prático, interativo e conveniente de varejo, não veio simplesmente para competir, mas veio para facilitar a vida do consumidor e agregar mais valor ao varejo físico. O varejo online é cada vez mais multicanal e multifocal. Não tem volta. Você poder pensar global, mas seu varejo precisa agir local. E precisamos integrar e aproveitar as sinergias que o varejo online pode oferecer ao varejo físico e vice versa. As palavras chaves são interação e integração: um agrega valor e completa o outro e os dois em conjunto facilitam e torna mais eficiente e agradável a experiência de compra de seus clientes.