Planejamento de redes sociais para supermercados

As redes sociais são como uma nova fachada da sua loja e também se tornaram uma das principais formas de se comunicar com seus clientes. Com isso, o planejamento é importantíssimo para uma abordagem direta com o seu cliente, linguagem comunicativa e adequada com o seu público alvo.

Investir no marketing digital do supermercado é uma boa estratégia, independentemente do tamanho ou do porte do seu negócio. Ao atuar especificamente nas redes sociais, você consegue atrair a nova geração de clientes e se destacar da concorrência.

Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar o seu supermercado no planejamento de redes sociais. Aproveite para listar as ideias mais relevantes para o seu negócio, liberar sua criatividade e montar o seu planejamento.

Qual é a importância da presença digital?

A comercialização de alimentos é um bom negócio porque todas as pessoas precisam se sustentar, mesmo em épocas de crise. Mas a concorrência cada vez mais acirrada nesse segmento exige que os empreendedores tomem decisões a fim de se destacarem. Uma opção de destaque é a aposta na presença digital.

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas já adotam as mídias sociais como parte de sua estratégia. Mesmo assim, existe uma boa parte das organizações que ainda não usam as redes sociais de maneira estratégica. Muitas vezes, o que acontece é que o supermercado tem um site ou página em alguma mídia social que é iniciado, mas não é alimentado. Por que isso acontece?

Segundo a Social Media Trends 2019, as razões para não usar bem as redes sociais são:


Como você pôde perceber, a principal justificativa para não usar as redes sociais é “não ter conhecimento suficiente para gerenciá-las”. As redes sociais não precisam ser algo complicado, é uma adaptação necessária. Pois estar presente no mundo digital aumenta a atração e a fidelização de clientes, principalmente se você contar com uma estratégia de social media bem executada e elaborada. 

Quais as formas de usar as redes sociais?

Interações Sociais

As interações sociais tem como objetivo exercer um papel de ajuda e contribuição para a comunidade ao redor da empresa. Com isso, aproveite as redes sociais, a abrangência e a influência da sua empresa exercendo um papel cidadão. Como por exemplo, ensinar uma receita, mostrar formas de usar produtos.

Interações com os clientes

As interações com o clientes, abrem um espaço para conhecer um pouco o lado deles. Ações como essas aproximam o cliente, ajudam a fidelizar além disso, muitos irão interagir. Como sorteios, fazer stories interativos com enquetes/perguntas. 

Comerciais

Utilize essa proposta para apresentar a sua empresa por dentro. Aproveite o canal para tirar todas as curiosidade sobre sua empresa. Com isso, apresente todos os cuidados como higiene, organização, qualidade nos setores internos. Esse modelo é um dos mais usados nos supermercados porém precisa ser melhor aproveitado, como por exemplo: não basta criar um conteúdo e jogar nas redes, é preciso que ele tenha qualidade. 

Institucional

Essas postagens buscam engrandecer os valores da empresa, esse diferencial vai além dos preços e promoções. Dessa forma, é uma forma de reafirmar o compromisso de uma sociedade mais humana, compartilhando o amor e valorizando a presença da família. Uma forma de desmistificar a experiência de compra. Uma forma de fazer isso por exemplo, é postando ou compartilhando foto de um cliente utilizando o seu produto, ou simplesmente realizando a experiência de compra.

Promocionais

Aproveite este apelo e inove nas suas campanhas. Busque com isso, integrar todos os setores para incentivar o giro e fluxo de vendas de todos os produtos. Ressaltando que em algumas épocas sazonais, vale campanhas especiais com itens específicos para aquela época, por exemplo: Tema Verão – Postagens especiais com protetores solar, bebidas geladas, sorvetes, picolés, entre outros.

Como criar estratégias para redes sociais?

O marketing digital aproveita as redes sociais para ajudar uma empresa a aumentar a exposição da marca e ampliar o alcance do cliente. O objetivo é geralmente criar conteúdo convincente o suficiente para que os usuários o compartilhem com suas redes sociais, aumentando o alcance da sua marca, divulgando os produtos.

Defina os objetivos da sua estratégia

Para começar é essencial que você saiba os objetivos que deseja alcançar com essas estratégias para o marketing do seu supermercado. A estratégia deve ser voltada para as necessidades do seu supermercado. Como melhorar o atendimento ao cliente, melhorar as vendas, fortalecer a marca, entre outros.  

Defina os canais

Você sabia que as pessoas esperam atitudes e posicionamentos nas redes sociais? Por isso, é importante que você defina os canais que mais fazem sentido para seu supermercado e trabalhe nele de acordo com o que as pessoas esperam dessas redes.  É de extrema importância que seus canais fiquem alinhados com os objetivos da sua estratégia para o sucesso do seu planejamento. 

Defina o que será postado

É preciso saber o que mais faz sentido para a divulgação do seu supermercado, algumas opções são:

  1. Divulgar suas ofertas diárias

É uma estratégia pontual no qual você naquele dia, de acordo com as ofertas oferecidas irá chamar atenção do público de acordo com os seus interesses. Como por exemplo: Promoção de bebida alcoólica no final de semana.

  1. Divulgar seus diferenciais

É a melhor forma para usar suas redes sociais se o seu objetivo for se destacar da concorrência. Afinal, mostrando o seus diferenciais você chama atenção para suas qualidades e justifica o porque comprar da sua marca. 

  1. Investir em anúncios patrocinados

Se seu foco é buscar mais clientes, uma estratégia que não pode faltar é a de anúncios patrocinados. Já que assim você conseguirá divulgar sua marca, seu negócio em massa, alcançando pessoas que não conseguiria através da loja física. 

  1. Fazer publicações regulares

Essa estratégia não deveria nem ser opção e sim uma obrigação. Quando você cria uma frequência em suas postagens, os números do instagram começam a dar prioridade para sua conta no feed. Por isso, é essencial que exista publicações regulares para sua visualização ser o mais aproveitada possível. 

  1. Aproveitar os memes para viralizar suas publicações

Se tem algo que viraliza são os memes não é mesmo? Então saiba usar eles ao seu favor. É uma ótima forma de fazer sua publicação bombar, levando a sua marca junto. Mas é necessário ficar de olho no contexto do meme e da linguagem que a empresa usa nas redes sociais para que não fique algo forçado para viralizar.

Crie um calendário para suas postagens

Para o bom funcionamento do planejamento das redes sociais do seu supermercado é de extrema importância que você faça um calendário para ter controle sobre as suas postagens e criar uma frequência para maior engajamento do público.  Um dia que você tirar do mês, você consegue criar um calendário e começar a organizar as suas redes ao longo do mês.

Produza as artes

Muitas vezes os donos de supermercado tem problemas na hora da produção das artes. Por isso existem algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar o seu negócio. Você conhece o Canva? Nós da Mercadapp disponibilizamos para seu supermercado, templates prontos para que possa apenas colocar sua logo ou personalizar para a sua marca, só precisa de uma conta no Canva e pronto. 

As redes sociais do seu supermercado, como estão? Precisa ainda de mais ajuda para o planejamento das suas redes sociais? Se inscreve na nossa newsletter e fica de olha nos nossos conteúdos para te ajudar!