Marketing de influenciadores para supermercados

A sociedade passa por uma Revolução singular na sua história. Alguns pesquisadores, como Klaus Schwab, fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, definiu essa Era como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e influente de todas onde se encontram, de forma síncrona, inovações nos campos digital, físico e biológico.

Sandro Magaldi, ressalta em seu livro Gestão do Amanhã, dois grandes motivos para essa revolução estarem acontecendo de forma tão singular: escala e profundidade. As transformações têm envolvido todo o globo terrestres e não somente algumas regiões, e isso ocorre pela velocidade de comunicação, que permite que pessoas de locais opostos no globo terrestre se comuniquem de forma instantânea e a profundidade ocorre pelo impacto que essas mudanças têm causado nos hábitos mais rotineiros da sociedade. Muitos de nós possuímos uma rotina e hábitos totalmente diferente dos que tinhamos 3 ou 4 anos atrás. 

Podemos observar a intensidade dessas mudanças quando observamos as mudanças geradas em nosso dia-a-dia, temos consumidos música, filmes, nos alimentado e transportado de formas bem diferentes se compararmos com cinco, dez anos atrás. De acordo com um estudo publicado pela Counterpoint Technology Market Reasearch (Centro de Pesquisa de Marketing da Tecnologia Counterpoint), cerca de metade dos usuários de smartphones ficam pelo menos 5 horas em seu dispositivo móvel, enquanto 26% ficam mais que 7 horas. E todo esse uso dos dispositivos smartphones tem gerado novos hábitos de compra e tendências.

Nesse contexto o marketing tem se adaptado e vêm buscando acompanhar a essas novas tendências. A imigração do marketing da TV para as redes sociais tem feito com que as marcas busquem constantemente por novas formas de alcançar seu público alvo, e para suprir esse contexto surgem os influenciadores. 

Em setembro de 2014, a Forbes destacou um dado de um estudo feito pela consultoria global McKinsey.

“O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propaganda. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.

Os influenciadores, qualquer pessoa que tenha autoridade pública (por alcance, entendimento do assunto ou estilo de vida) para influenciar pessoas, geralmente agem sobre todas as três etapas da jornada de compra: reconhecimento, consideração e tomada de decisão. 

Mas antes de iniciar qualquer trabalho com influenciadores para potencializar os resultados do seu supermercados é importante observar alguns detalhes:


1) O primeiro passo é identificar quais os principais objetivos da campanha e assim conseguir identificar sobre qual grupo de influenciadores você deverá se aproximar.

Alguns especialistas costumam dividir os influenciadores em três grupos: 

2) Como ver se um perfil é influenciador: 

Ferramentas para ajudar na escolha de influenciadores:

https://influencermarketinghub.com/instagram-money-calculator/

https://influencermarketinghub.com/instagram-fake-follower-bot-checker-free/

3) Agora que você já sabe quais os diferentes tipos de influenciadores, o que você pode oferecer em troca: 

Os influenciadores precisam criar conteúdos para manter sua audiência e aumentar o engajamento, então busque pensar em ações que facilitem isso para eles. 

Exemplos: Enviar cesta com novos produtos, promover visita exclusiva ao supermercado, cupom de descontos exclusivos para compras no e-commerce.

A maioria das marcas trabalha presenteando os influenciadores, oferecendo seus produtos, aqui na Mercadapp sempre realizamos ações que busquem deixar claro o nosso propósito, economia de tempo para viver bons momentos, então realizamos ações com clientes e influenciadores presenteando-os com cortesias para shows, peças ou cinema.

4) E antes de acabar, não esqueça de mensurar os dados da sua campanha ;)


Preparado para usar os influenciadores e alavancar os resultados do e-commerce do seu supermercado?