Como lançar o aplicativo do seu supermercado

O crescimento do mercado de aplicativos não para e a prova disso são os números: a expectativa é de que até 2021 o setor seja responsável por movimentar US$ 6,3 trilhões no mundo.

Os dados são da Think Tank Pew Research Center, que estuda as principais questões de tendências e atitudes que moldam o mundo. O estudo mostrou, ainda, que o Brasil é o segundo país onde o mercado de apps mais cresce. Atualmente, a Indonésia ocupa o primeiro lugar.

Apenas essas duas informações já possuem força para apresentar a vantagem de se investir em app e adotar um para o seu negócio e por isso, hoje vamos te mostrar como lançar o aplicativo do seu supermercado em 5 passos.

Como lançar um aplicativo de sucesso 

Muitos empreendedores desejam criar aplicativo para supermercado simplesmente porque está “na moda” criar seu próprio aplicativo, mas não procuram saber o real benefício. Assim como em todo segmento do mercado, a concorrência na área dos aplicativos é grande. 

Dessa forma muitos projetos acabam não indo para a frente porque não correspondem à realidade do que as pessoas realmente consomem. Por isso é essencial saber o melhor caminho para seguir até o sucesso.

1º passo: Entenda o público do supermercado

O primeiro passo é decidir para quais plataformas (sistemas operacionais) deseja disponibilizá-lo. As mais populares hoje em dia são Android (Google) e iOS (Apple). Com base na escolha da plataforma, algumas perguntas devem ser respondidas. Entre elas: devo desenvolver um aplicativo próprio, entrar numa plataforma de marketplace?

Por isso é primordial conhecer o público do seu supermercado. Já pensou se seu público é a maioria IOS e você decide lançar só Android? Seu e-commerce só terá sucesso se você agir de acordo com os clientes, afinal são eles que irão ditar o sucesso ou fracasso do seu negócio. 

2º passo: Pense na logística e nas formas de entrega

Após entender seus clientes e seus hábitos de consumos, é a hora de selecionar a melhor forma de atuação do seu supermercado. Ao começar a vender online você precisará entender a melhor logística para o seu negócio, é um aplicativo 100% integrado com seus sistemas? É um sistema que lhe permite configurar suas formas de pagamento, por exemplo? 

Assim entendendo qual a melhor logística para o maior aproveitamento da gestão do supermercado, é hora de analisar quais as formas de entregas fazem sentido você trabalhar nesse começo e se a plataforma escolhida lhe permitirá escolher essas formas de entrega.

3º passo: Organize o estoque e os produtos necessários

Você vai entrar no e-commerce com todos seus produtos? Terá logística de entrega e de tempo de separação para enviar produtos como: sopas, tapioca na hora? É preciso se questionar e perceber quais produtos fazem sentido e quais não fazem para o online. 

Com isso, outro ponto essencial para o sucesso do seu supermercado online é a organização do seu estoque em loja física, para que a integração com o aplicativo fique em sincronia com seus produtos e não venha a ocorrer erros de você vender o que não contém em loja. 

4º passo: Tenha uma equipe de separação

Nós já tivemos relatos de supermercados parceiros sobre o processo de separação, e nos informaram que para cada item uma pessoa leva 45 segundos. Nossos pedidos médios tem 28 itens, então seria em torno de 21 minutos por pedido na parte de separação. Por isso, é essencial que seu supermercado tenha uma quantidade de funcionários voltados para separação dos pedidos do e-commerce e que eles tenham treinamentos para entender a melhor forma de separação dentro do menor tempo possível, garantindo o sucesso da sua logística. 

5º passo: Faça divulgação do seu aplicativo

Entrar no e-commerce não é somente criar o aplicativo ou site do seu supermercado, requer divulgação, disponibilidade e força de vontade para fazer acontecer. Se você lançar um aplicativo e simplesmente não anunciar para seus clientes, será difícil crescer nas vendas e conseguir resultados relevantes. 

Portanto, se seu supermercado estiver disposto a lançar um aplicativo, ele deverá seguir estes 5 passos essenciais para o sucesso do e-commerce e buscar escolher a plataforma correta, assim ele verá que pode ser um processo ainda mais simples, principalmente se for uma solução personalizada de acordo com suas necessidades e da sua própria marca. 


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