Encante Seus Clientes

Uma das primeiras e mais importantes dicas para quem quer aprender como encantar seu cliente é saber encantar seus colaboradores. Porque? Bem, eles são parte importantíssima de seu objetivo, pois eles são a linha direta da sua marca com o seus clientes. 

Então é importante sempre fazer dinâmicas, conversas, comemorações, sorteios, brindes entre eles. Para que eles possam trabalhar em um ambiente de trabalho no qual eles se sintam confortáveis, e possam transmitir isso para os clientes.

Trabalhe Para Superar a Expectativa de Seu Cliente

Todos nós, clientes ou não, quando entramos em um estabelecimento construímos uma ideia de atendimento que gostaríamos de ver realizada. Essa expectativa costuma variar de acordo com o valor de nossa aquisição. Isso significa que, quanto mais caro o produto que compramos, maior nossa expectativa sobre o atendimento recebimento e sua qualidade. O que isso quer dizer?

Bem, que muitas vezes esperamos um atendimento primoroso, e saímos bastante decepcionados, por acreditar que aquilo não valeu o valor do investimento. Isso costuma ser muito nítido quando se trata de um serviço. Como é difícil materializar esse elemento, nossa expectativa para o atendimento costuma ser muito alta.

Por isso, é primordial que façamos sempre mais, para superar a expectativa do cliente e construir ali o encantamento que tanto desejamos. Por exemplo, quando se trata de uma troca de um produto com valor menor. Se seu cliente chega em sua loja e não encontra o produto que ganhou, que tal trocar o que ele deseja por algo com um valor um pouco superior? Ou oferecer outro produto, de igual valor, mas que pareça muito mais interessante do que aquele que ele compraria?

Superar as expectativas é isso. É pensar fora da caixa. Oferecer soluções que poucos pensariam ou colocariam em prática. Desta forma, você consegue encantar seu cliente, pois ele percebe o cuidado em seu atendimento. Aqui, você supera suas expectativas, porque age de forma oposta à concorrência. Seria simples restringir-se às ofertas padrão. Mas, quando você inova, o conquista por sua dedicação em lhe oferecer sempre o melhor.

 Enxergue Sempre as Oportunidades

Durante o processo de encantamento, procure sempre estar muito atento a todas as oportunidades que surgirem, independente de quais sejam. Fique de olhos e ouvidos atentos para captar tudo, dentro e fora de sua loja.

Aliás, oferecer algo que seu cliente não estava acostumado, pensando apenas em satisfazer as necessidades dessa pessoa é incrível, pois fará toda a diferença no atendimento prestado e, principalmente, na criação do encantamento.

E a última dica porém uma das mais importantes:

Invista no Elemento Surpresa

Surpreenda! Isso é o que vai fazer o cliente lembrar de você e não dos (vários) concorrentes. Explorando o fator emocional você pode dar um motivo a mais para que os clientes prefiram você a outras opções. Dê algo que ele não estava esperando. Se o orçamento permite, não hesite em investir em brindes e outros agrados, mas principalmente surpreenda-o com suas atitudes.