E-commerce para supermercado: da implantação à alta performance


A urgência de adaptação do varejo aos novos hábitos de compra, têm feito com que supermercado em todo o país adotem tecnologias que os permitam se adequar às novas exigências de mercado, entretanto o processo que se dá da implantação até a obtenção de bons resultados é ainda obscuro para o setor supermercadista.

Normalmente a aquisição de uma plataforma de e-commerce surge da necessidade de diferenciação dos supermercados, atendimentos às novas necessidades do mercado ou da substituição de plataforma já existentes (whatsapp), muitos dos leitores deste artigo talvez estejam nessa fase de procura por boas plataformas de e-commerce. 

Até encontrar uma plataforma que atenda todas as suas necessidades e lhe permita ter bons resultados os supermercados enfrentam algumas dificuldades, a primeira delas é a integração .

Quanto maior o nível de integração da plataforma de e-commerce com os outros sistemas do seu supermercado melhor será o desempenho da mesma, uma integração eficiente com o sistema de vendas e controle de estoque otimizam sua operação e minimizam erros. Para realizar a integração é necessário uma bom background de tecnologia, então antes de fechar com qualquer plataforma de e-commerce, busque identificar o nível de expertise a possibilidade de integração com seus atuais sistemas e plataformas.


Após as devidas integrações, torna-se necessário preparar o times operacionais (separadores de produtos e entregadores) e gestores, não necessariamente precisam ser novos funcionários, muitos de nossos clientes iniciam a operação com o seu atual time e vão contratando novos colaboradores com o crescimento da demanda.  Durante o treinamento, além de instruções sobre a plataforma deve-se responsabilizar os colaboradores, principalmente os responsáveis pela separação dos produtos, sobre a qualidades dos produtos que serão separados, se estão conforme as necessidades explicitadas dos clientes e em boas condições de consumo, observarmos na Mercadapp que  os principais feedbacks negativos recebidos dos nossos clientes aqui na Mercadapp são relacionados a falhas no processo de separação, por isso hoje damos um enfoque especial em nosso treinamento e buscamos responsabilizar ao máximo esses colaboradores.


Por mais óbvio que posso parecer, não adianta ter uma boa tecnologia de e-commerce se você não realizar a divulgação do seu novo canal de vendas. No e-commerce é necessário pensar em ações de atração (aumentar o número de usuários da sua plataforma) e conversão (aumentar as taxas de compras dos usuários).  Segundo os resultados da pesquisa realizada pelo IBOPE, divulgados no dia 24/06/2019, o principal canal para divulgação do supermercado tem sido a divulgação realizada no próprio supermercado.


E a principal causa de desuso das plataformas foi a falta de promoções, por isso a importância de manter o aplicativo com imagens atualizadas, constantes promoções e descontos exclusivos. Ao longos desses 4 anos trabalhando com e-commerce de supermercados podemos observar que os baixas resultados de alguns de nossos clientes estavam ligados a falta de divulgação do aplicativo, buscando otimizar e potencializar o resultado de todos os nossos clientes, hoje nosso time de sucesso do clientes trabalha acompanhando a performance das nossas lojas e incentivando e sugerindo melhorias.


 

É normal que nos primeiros meses você e sua equipe tenham algumas dificuldades com o uso da plataforma de e-commerce, que os resultados não sejam tão positivos, mas lembre-se é apenas uma fase de adaptação, na Mercadapp consideremos que os três primeiros meses como um período de adaptação dos nossos clientes, apesar de termos casos onde os supermercados faturaram mais de 70 mil nos vinte primeiros dias de uso da plataforma, a maioria dos nossos clientes necessitam desse período de adaptação para entenderem o fluxo de vendas, divulgação e separação. Após esse período os supermercados adquirem mais autonomia e com isso seus resultados entram em constante crescimento, no último mês nossa média de supermercados cresceu 30% seu faturamento. 


É importante destacar também entender esse processo de adaptação e evolução como algo cíclico, por mais completa que seja qualquer tecnologia de e-commerce que você venha a adotar, em alguns meses ela necessitará de updates e novas funcionalidades, por isso é importante contar com tecnologias que estejam em constante melhorias.


Os aplicativos de e-commerce já dominam o setor supermercadista em vários países, no Brasil estão em crescente ascensão e você já tem o aplicativo da sua loja?