Como usar CTA ?

Antes de mais nada, é importante saber que o marketing digital abre um universo de possibilidades que podem ser usadas para divulgar empresas, e com esse leque de opções, também surgem diversos termos técnicos que nem sempre são fáceis de entender: inbound marketing, lead, CTA, SEO etc. Cada um deles com uma função e impactos diferentes no sucesso da estratégia de marketing digital.

Nesse sentido, entender mais sobre como funciona o marketing digital faz uma grande diferença nos resultados da sua loja, o que pode ser a chave para alavancar o crescimento das vendas online e presenciais também! Por isso, hoje vamos explicar mais como usar o CTA nas redes sociais do seu supermercado, passando pelo conceito, exemplos e as melhores formas de colocá-lo em prática.

O que é CTA e quais seus benefícios?

O Call to Action, traduzido para português, significa uma “chamada para a ação”. A essência de um CTA é convidar quem estiver acessando suas redes a fazer algo, como: curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo fazer uma compra.

Com isso, a ideia principal é que, com as palavras certas, aplicar um CTA nas redes sociais do seu supermercado vai aumentar bastante os resultados de engajamento, cliques ou vendas, de acordo com o objetivo que você usar.

Quando usar o CTA nas redes sociais do seu supermercado?

Do mesmo modo como aprendemos no conceito de CTA, ele pode ser usado de várias formas e, por isso, existem diferentes recomendações para cada situação.

Incentivar o engajamento

Engajamento é medido pela interação das pessoas com sua marca. No Facebook, por exemplo, o engajamento pode ser visto com curtidas, comentários e compartilhamentos. Já no instagram, também é possível salvar postagens e marcar outras pessoas.

Mas por que o engajamento é importante? Olhando pelo lado da rede social, quanto maior for a interação das pessoas com uma página, mais a rede vai mostrá-la para o público, entendendo que o conteúdo é relevante.

Já pelo lado do cliente, o engajamento é a representação do relacionamento. Quanto mais uma pessoa interage com sua marca, maior é o espaço que sua empresa ocupa na mente desse consumidor, e assim as chances de você ganhar um cliente fiel só aumentam.

Abaixo temos um exemplo de CTA para engajamento, que incentiva as pessoas a marcarem seus amigos, o que gera mais comentários e visualizações da postagem.

Levar para o site

Outra possibilidade de uso para uma chamada à ação é levar os usuários das redes sociais para seu site. No entanto, qual a razão para tirar as pessoas da rede social? O principal benefício é que, no site do seu supermercado, você pode escolher melhor o que será mostrado e ainda expor seus produtos, ofertas e diferenciais para os clientes.

Abaixo mostramos um exemplo de CTA que chamava as pessoas para acessar o site e conferir o encarte completo:

Se você ainda tem dúvidas sobre o porquê seu supermercado precisa de um site, criamos um artigo para mostrar todas as vantagens que um site tem para sua marca. Confira clicando aqui!

Aumentar as vendas

Outra possibilidade é fazer uma chamada direta para as vendas. O CTA pode e deve ser usado em vários momentos da jornada do cliente, ao conhecer sua marca, se relacionar e também quando já está pronto para comprar.

O exemplo que trouxemos mostra como o supermercado chamou os clientes para baixar o aplicativo, com uma mensagem na parte inferior da postagem. Ter uma plataforma de venda própria é uma das melhores formas de garantir a venda, pois lá você tem o controle da experiência do cliente e consegue fidelizá-lo a continuar comprando da sua loja.

Como escolher o CTA perfeito?

Agora que você já sabe as melhores formas de usar um CTA, como saber se a chamada que você criou vai realmente convencer as pessoas para uma ação?

Faça frases curtas

A chamada para ação precisa ser feita de maneira simples e rápida. Frases muito longas podem dispersar a atenção do leitor e perdê-lo no caminho para a ação desejada. A melhor forma de garantir o resultado é com frases curtas e impactantes, que prendam a atenção das pessoas.

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Use verbos no imperativo

Se você vai ter pouco espaço para fazer sua chamada, invista em verbos no imperativo que já deixam claro o que você espera do usuário. Verbos como “baixe, curta, compartilhe, confira” são ótimos para deixar claro ao leitor o que deve ser feito.

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Destaque seu CTA

Não adianta construir um CTA perfeito para as redes sociais do seu supermercado se as pessoas não conseguem vê-lo. A frase que chama à ação precisa ter destaque e ser vista facilmente pelas pessoas, com uma cor ou fonte diferente da publicação onde está localizada.

Usar CTA nas redes sociais do seu supermercado pode levar vários benefícios e aumentar os resultados que sua marca tem nos canais de comunicação. A parte mais importante é começar a aplicar e testar várias possibilidades, analisando aquilo que seu público responde melhor.

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