Antes de mais nada, é importante saber que o marketing digital abre um universo de possibilidades que podem ser usadas para divulgar empresas, e com esse leque de opções, também surgem diversos termos técnicos que nem sempre são fáceis de entender: inbound marketing, lead, CTA, SEO etc. Cada um deles com uma função e impactos diferentes no sucesso da estratégia de marketing digital.
Nesse sentido, entender mais sobre como funciona o marketing digital faz uma grande diferença nos resultados da sua loja, o que pode ser a chave para alavancar o crescimento das vendas online e presenciais também! Por isso, hoje vamos explicar mais como usar o CTA nas redes sociais do seu supermercado, passando pelo conceito, exemplos e as melhores formas de colocá-lo em prática.
O Call to Action, traduzido para português, significa uma “chamada para a ação”. A essência de um CTA é convidar quem estiver acessando suas redes a fazer algo, como: curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo fazer uma compra.
Com isso, a ideia principal é que, com as palavras certas, aplicar um CTA nas redes sociais do seu supermercado vai aumentar bastante os resultados de engajamento, cliques ou vendas, de acordo com o objetivo que você usar.
Do mesmo modo como aprendemos no conceito de CTA, ele pode ser usado de várias formas e, por isso, existem diferentes recomendações para cada situação.
Engajamento é medido pela interação das pessoas com sua marca. No Facebook, por exemplo, o engajamento pode ser visto com curtidas, comentários e compartilhamentos. Já no instagram, também é possível salvar postagens e marcar outras pessoas.
Mas por que o engajamento é importante? Olhando pelo lado da rede social, quanto maior for a interação das pessoas com uma página, mais a rede vai mostrá-la para o público, entendendo que o conteúdo é relevante.
Já pelo lado do cliente, o engajamento é a representação do relacionamento. Quanto mais uma pessoa interage com sua marca, maior é o espaço que sua empresa ocupa na mente desse consumidor, e assim as chances de você ganhar um cliente fiel só aumentam.
Abaixo temos um exemplo de CTA para engajamento, que incentiva as pessoas a marcarem seus amigos, o que gera mais comentários e visualizações da postagem.
Outra possibilidade de uso para uma chamada à ação é levar os usuários das redes sociais para seu site. No entanto, qual a razão para tirar as pessoas da rede social? O principal benefício é que, no site do seu supermercado, você pode escolher melhor o que será mostrado e ainda expor seus produtos, ofertas e diferenciais para os clientes.
Abaixo mostramos um exemplo de CTA que chamava as pessoas para acessar o site e conferir o encarte completo:
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Outra possibilidade é fazer uma chamada direta para as vendas. O CTA pode e deve ser usado em vários momentos da jornada do cliente, ao conhecer sua marca, se relacionar e também quando já está pronto para comprar.
O exemplo que trouxemos mostra como o supermercado chamou os clientes para baixar o aplicativo, com uma mensagem na parte inferior da postagem. Ter uma plataforma de venda própria é uma das melhores formas de garantir a venda, pois lá você tem o controle da experiência do cliente e consegue fidelizá-lo a continuar comprando da sua loja.
Agora que você já sabe as melhores formas de usar um CTA, como saber se a chamada que você criou vai realmente convencer as pessoas para uma ação?
A chamada para ação precisa ser feita de maneira simples e rápida. Frases muito longas podem dispersar a atenção do leitor e perdê-lo no caminho para a ação desejada. A melhor forma de garantir o resultado é com frases curtas e impactantes, que prendam a atenção das pessoas.
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Se você vai ter pouco espaço para fazer sua chamada, invista em verbos no imperativo que já deixam claro o que você espera do usuário. Verbos como “baixe, curta, compartilhe, confira” são ótimos para deixar claro ao leitor o que deve ser feito.
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Não adianta construir um CTA perfeito para as redes sociais do seu supermercado se as pessoas não conseguem vê-lo. A frase que chama à ação precisa ter destaque e ser vista facilmente pelas pessoas, com uma cor ou fonte diferente da publicação onde está localizada.
Usar CTA nas redes sociais do seu supermercado pode levar vários benefícios e aumentar os resultados que sua marca tem nos canais de comunicação. A parte mais importante é começar a aplicar e testar várias possibilidades, analisando aquilo que seu público responde melhor.
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