Adapte-se ou morra!

“67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.” - SiriusDecisions


Transformação digital não é uma adoção massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no mundo dos negócios.

A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada da sua empresa, transformando todos os processos em digitais. Para transformar o seu negócio e permitir que esses novos canais gerem valor real para você, é preciso repensar as ações e integrar o digital no funcionamento da empresa, tornando-o parte do seu DNA.

A sua marca é a experiência digital que você oferece para o seu cliente, lembre-se disso.

A Geração Z – nascidos a partir de 1994 – são hoje os pilares da base de consumo. São pessoas jovens que já se adaptaram a uma realidade totalmente diferente da Geração Y. As pesquisas escolares não requerem mais horas dentro de uma biblioteca, mas apenas alguns minutos em sites como o wikipedia. As palavras difíceis de saber o significado não precisam mais de dicionários, apenas uma rápida busca no Google. Até mesmo para tentar lembrar uma palavra, basta iniciar dois ou três caracteres e o próprio Google te dá várias opções.

A agência Creativeland Asia, da Índia, representou bem a evolução do comportamento do consumidor através do filme The Internet Baby (O bebê da Internet, em português), produzido para a MTS. Confira abaixo:

A experiência que você oferece para seus clientes deve ser dinâmica e contínua. O digital está entrando na sua empresa para movimentar processos estáticos, lentidão e desconhecimento do seu consumidor. Você deve estar disponível agora, não daqui a dez dias. A informação acontece ao vivo.

Empresas estão sob sucesso e o risco do desaparecimento do próprio negócio, pois mesmo com o suporte das tecnologias, dependem muito da capacidade de compreenderem a amplitude da transformação que precisam e do desafio de implementarem suas estratégias digitais o mais rapidamente possível.

Hoje, o relacionamento de marcas com pessoas devem ir muito além do que é feito pelo setor de marketing. 

Resumindo, essa revolução - chamada transformação digital - tem como base a tecnologia em prol do SER HUMANO - suas preferências e suas novas necessidades.

No entanto, muitas empresas ainda não iniciaram o processo da transformação digital. Em sua grande maioria, contém sites e redes sociais, mas não exploram comercialmente esses canais. Há outras que evoluíram e iniciaram o desenvolvimento de marketing para apresentação da marca, adotando o inbound marketing, automação de e-mails e conteúdos para conduzir o cliente pela jornada do comprador. Mas a maior parte do mercado não deu o terceiro passo, ou seja, não tornaram este o processo central da empresa.

Seja o profissional que o mercado precisa. Desenvolva habilidades e fique à frente da sua concorrência!

Quer saber mais? Leia nosso outro blog : A transformação digital nos supermercados.