A logística é um dos pontos chaves para o sucesso de qualquer segmento no e-commerce, para os supermercados não é diferente. A logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual. O Sebrae elenca os principais pontos de diferenciação do e-commerce:
Unindo a facilitação da logística com a potencialização da experiência omnichannel (saiba mais sobre a importância do e-commerce para supermercados clique aqui), surgiu a possibilidade de ‘Retirada em Loja’, nesta funcionalidade o consumidor ao fazer suas compras por meio do aplicativo faz preferência por retirar suas compras na loja, economizando dessa forma a taxa de entrega e facilitando a operação de entrega do supermercado.
A retirada em loja já representa grande parte das vendas dos supermercados em outros locais do mundo, pois permite a inspeção das compras. Nos últimos seis anos esse modelo tem crescido consideravelmente na França, sendo uma ótima forma para o consumidor economizar tempo e ainda ser capaz de escolher o melhor horário e local para a retirada.
Segundo pesquisa realizada pela MindMiners, 20% dos usuários do online são adeptos da opção de retirada na loja. “A possibilidade do cliente comprar no e-commerce, ou marketplace, e retirar no mesmo dia em algum ponto físico aumenta a sensação de segurança de que o produto vai ser entregue. Além disso, a redução no tempo da entrega também traz alívio para o usuário”, afirmou a diretora de marketing da empresa, Danielle Almeida.
Quer conferir ainda mais conteúdos sobre venda online para supermercados? Se inscreva em nossa newsletter e receba semanalmente novidades sobre o mercado!
Fontes:
https://www.dci.com.br/comercio/modelo-de-clique-e-retire-atrai-novos-publicos-1.736607